Blog Dicas de Saúde

Tapioca: a grande aliada na perda de peso



Publicado em 27/08/2015
A Tapioca é mais saudável que o pão, livre de glúten e ideal para garantir a saciedade. A iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, vem ganhando cada vez mais espaço e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso.
 
Versátil e fácil de fazer, ela tem como principal ingrediente a goma, e pode ser preparada com diferentes recheios, de forma nutritiva. A Tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos.
 
Uma dica na hora de preparar a Tapioca é prestar atenção aos ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma opção calórica. Os melhores 
recheios são atum, frutas, queijos brancos, carnes magras. Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. A adição de 
chia, muito rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, pasta de amendoim, geleias diet, caldas doces, fondant diet com adição de amaranto, grão rico em proteína e que possui aminoácidos. 
 
Ela tem feito bastante sucesso entre as pessoas que seguem uma alimentação saudável principalmente pelo fato de não conter glúten, por isso tem sido indicada para perda de peso.