Blog Dicas de Saúde

QUINUA – A “vedete” da vez!



Publicado em 19/04/2013

 

Quinua ou Quinoa é um grão consumido pela população Andina há mais de 500 anos e foi considerada pela FAO (Food And Agriculture Organization) como o alimento de origem vegetal mais completo do planeta.

A Quinua é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, o que torna a proteína da quinua completa e de boa absorção.

É uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico que demora mais tempo para ser transformado em açúcar, evitando a produção de insulina em excesso, reduzindo o estoque de gordurinhas.

O grão poderoso é muito rico em ômega 3 e 6, gorduras que combatem o colesterol ruim e previnem doenças cardíacas, e rica em fibras que previnem o câncer.

Os benefícios da Quinua vão desde acelerar o metabolismo, evitar produção excessiva de insulina, combater a anemia, melhorar a memória e a imunidade, e ainda previnir alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos do climatério e menopausa.

A Quinua também é isenta de glúten e pode ser recomendada para quem tem intolerância aos alimentos a base de trigo, cevada, centeio e aveia (doença celíaca).

A Quinua tem parentesco com o espinafre, e ambos vêm de ramos da mesma família. As plantas também podem ser usadas, mas popularmente encontramos mais grãos, flocos e farinhas. Este vegetal pode ser utilizado em cozidos, sopas, saladas, tortas e refogados. Em flocos pode ser usadas em saladas de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.

A Quinua foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos por seu extraordinário valor nutritivo comparando-se apenas ao leite materno.

A Mais Natural sempre preocupada com sua qualidade de vida tem todas as novidades que os programas como: Globo Repórter, Bem Estar, Mais Você e jornais regionais e locais vem apresentando nos últimos tempos. Venha até a Mais Natural e confira as novidades como: Quinua, Amaranto, Goji Berry, Maca Peruana entre outras.