Blog Dicas de Saúde

Hibiscus: A flor que ajuda a EMAGRECER



Publicado em 07/05/2012

 

Enquanto os cientistas não inventam uma pílula que seque os quilos extras instantaneamente, o jeito é continuar fazendo dieta e abusar dos chás.
O chá da flor de hibiscus, combinado com uma alimentação saudável, pode eliminar até 5 kg em apenas 1 mês.
A bebida auxilia na redução de gordura na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento.
Além disso, a bebida é muito rica em flavonóides, uma poderosa substância antioxidante, que combate os radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele o envelhecimento.
O hibiscus é um arbusto da família das Malváceas, conhecida popularmente como rosela, azedinha, quiabo azedo, quiabo-de-angola, vinagreira e caruru-vermelho.
As diferentes partes da planta tem varias utilidades. As folhas são ricas em vitaminas A e B, sais minerais e aminoácidos. Quando ainda jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas.
Vale lembrar que este hibiscus não é o hibiscus ornamental, tão comuns nos jardins do Brasil inteiro, conhecido popularmente como hibisco-da-china ou rosa-sinensis.
Na medicina popular também é usado como afrodisíaco, diurético, antiespasmódico e antiinflamatório.
O chá é obtido a partir do cálice da flor que tem um paladar azedo e é rico em flavonóides conhecidos como protetores contra radicais livres.
O chá de hibiscus também tem propriedade de auxiliar a reduzir as taxas de gorduras no sangue e também de glicose, o que ajuda a prevenir a diabetes do tipo 2.
A ação do hibiscus transformou a planta numa grande aliada das mulheres na luta contra uma inimiga implacável: a celulite.
Para aproveitar bem as propriedades da planta, consuma o chá quatro vezes ao dia, sempre entre as refeições, principalmente na hora que bater aquela vontade de atacar a geladeira. A bebida engana a fome.
 
Sandra C. Marasca Martini (Farmacêutica)