Blog Dicas de Saúde

Gordura trans e seus malefícios à saúde



Publicado em 22/01/2015
Gorduras trans são gorduras insaturadas que sofrem um processo de hidrogenação das gorduras vegetais (quando os líquidos em temperatura ambiente passam para a forma sólida ou semissólida).
 
As trans estão presentes nas batatas fritas, bolos, biscoitos cream cracker e bolachas recheadas, no chocolate, salgadinhos, sorvete, pipoca de micro-ondas, margarina e em muitos outros alimentos industrializados. A substância é a responsável por dar mais consistência a esses produtos, melhorando sua textura, deixando-os mais crocantes e conservando-os por mais tempo.
 
O resultado direto são malefícios à saúde. Embora seja de origem vegetal, a trans é modificada industrialmente e, graças a esse processo, o corpo humano não consegue absorvê-la. Mas, além de sua inutilidade, ela é responsável por diminuir o colesterol bom (HDL) e aumentar o ruim (LDL). Ou seja, só faz mal.
 
Outro efeito negativo, igualmente sério, é que a substância provoca o acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos: é a chamada aterosclerose, uma espécie de fator-chave para a ocorrência de problemas cardíacos.
 
Ela também é responsável pelo aumento da famosa "gordurinha localizada",já que a gordura trans acumula no nosso corpo exatamente onde já temos maior estoque de gorduras.
 
Prefira os alimentos naturais aos industrializados e, quando consumi-los, leia atentamente as informações do rótulo. E o mais importante: controle-se para não ultrapassar a recomendação diária de 2 gramas.
 
Nas lojas Mais Natural você encontra diversos produtos livres de gorduras trans, incluindo sorvetes, a grande tentação do verão.