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Franquia é considerada opção segura para investir



Publicado em 03/02/2015
Apesar do período de turbulências, um setor parece caminhar alheio aos problemas da economia brasileira. O franchising nacional segue crescendo acima de outros segmentos e, mesmo com a série de ajustes previstos para 2015, projeta mais um ano positivo. Com isso, as franquias tornam-se uma oportunidade de investimento, tanto para empresas que pensam em expandir quanto para empreendedores interessados em um primeiro negócio. O cenário é explicado, entre outros fatores, pela segurança que a reputação das marcas gera nos consumidores e pela estrutura consolidada das franqueadoras.
 
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento cresceu 7,7% em faturamento no ano passado, totalizando R$ 127 bilhões. O número de marcas operando saltou de 2.703 para 2.942, acréscimo de 8,8%. Também teve elevação a quantidade de unidades franqueadas, que ultrapassaram a marca de 125 mil, 9,6% a mais do que em 2013. Para 2015, a projeção é obter uma receita entre 7,5% e 9% maior. Os dados consolidados pela ABF confirmam a tendência verificada nos últimos anos, com o franchising se sobressaindo ao varejo de uma maneira geral. Afinal, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor fecha 2014 com apenas 2,6% de aumento.
 
Para a presidente da regional Sul da ABF, Fabiana Estrela, o movimento é explicado, basicamente, pela reputação das marcas, fator que gera mais segurança em momentos de oscilação da economia. “Em momentos de crise o consumidor escolhe as marcas mais conhecidas. Da mesma forma, o empresário que ruma para um novo negócio prefere um investimento em um sistema integrado, planejado e testado, caso do franchising”, explica. Além disso, opina Fabiana, para a empresa que está se tornando franqueadora, o franchising é um canal para se ter ganho em escala sem aplicar capital próprio diretamente. “Quem faz investimento nas lojas é o franqueado”, afirma.
 
De acordo com Fabiana, à medida que a franquia vai ganhando escala em número de unidades, expande não somente a visibilidade da marca, mas inclusive as capacidades de negociação que impactam nos resultados de faturamento. “É diferente negociar com um fornecedor para uma ou duas lojas próprias do que negociar para toda uma rede de franquias.” O franchising também permite a troca de informações entre franqueado e franqueador: “Outras empresas investem orçamentos altos em pesquisa para ter informações sobre clientes por exemplo. Mas uma rede de franquias tem um dono em cada loja, uma inteligência engajada que traz percepções e novas ideias direto do consumidor”, completa.
 
O diretor da Capadócia Negócios, consultoria especializada, Paulo Pinheiro, por sua vez, destaca as facilidades geradas por um sistema padronizado de procedimentos comerciais, administrativos e de marketing. Quem deseja abrir uma loja de determinada franquia tem garantido ciclos de produção e fornecimento, além de tabelas de preço, treinamento, acompanhamento de indicadores e toda a estrutura montada pela franqueadora. “É uma bela oportunidade de investimentos”, confirma Pinheiro.
 
Fonte: Jornal do Comércio. Leia a matéria completa clicando aqui.