Blog Dicas de Saúde

Chia: a semente que emagrece e reduz gordura



Publicado em 09/09/2014

A fama notória da Chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la, significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol até fortalecer o sistema imunológico.

Um dos motivos que fazem da Chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.

Além disso, o consumo regular do Óleo de Chia pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada, outra grande inimiga de quem luta contra os ponteiros da balança. Um estudo publicado validou uma pesquisa em que indivíduos saudáveis consumiram o Óleo da Chia por 12 semanas e obtiveram redução na glicemia, ou seja, não houve picos de insulina no sangue, sendo assim, a glicose foi liberada lentamente no organismo. Tal processo evita que a gordura seja acumulada e, por consequência, afasta o excesso de peso.

O consumo regular do Óleo de Chia é capaz de evitar doenças relacionadas ao sistema cardiológico, graças as suas grandes quantidades de ômega 3. Além disso, este ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial. 

De toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicerídeos.

O Óleo da Chia pode auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento. 

O ferro presente em grande quantidade na chia, é muito bem absorvido nesse alimento. Ele é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço, aumenta os riscos de infecções e também se relaciona a uma queda na imunidade.

Acrescentar a Chia ou o Óleo de Chia na sua alimentação é dar prioridade a um dos alimentos mais nobres e completos da natureza. Faça você também.

Experimente a Chia marca própria Mais Natural!