Blog Dicas de Saúde

CHIA – O super alimento



Publicado em 28/03/2013

 

A Chia (Salvia hispânica) é uma pequena semente de forma oval e é conhecida hoje como um super alimento. Ela é cultivada principalmente no México, Bolívia, Argentina, Equador, Austrália e Guatemala.

Chia é uma palavra de origem Maia, que significa força. O que se comprova por ela possuir 5 vezes mais cálcio que o leite, 2 vezes mais potássio que a banana, 3 vezes mais antioxidantes que as famosas ervas do monte, 3 vezes mais ferro que o espinafre. É uma fonte de proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais de que precisamos. São também mais ricas em fibras do que a aveia e contém mais ômega 3 que a linhaça.

A Chia contém mais de 23% de ácidos graxos poli-insaturados, dos quais 18% na forma de ácido linoleico. Com isso, é a semente com o maior teor de ômega 3 do mundo vegetal. Os ácidos graxos ômega 3 são absolutamente indispensáveis para o homem. Este aumenta a resistência contra doenças e é anti-inflamatório.

A Chia, assim como o psyllium e a linhaça, são sementes mucilaginosas. Quando acrescenta-se água e deixa-se em repouso cria-se um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para o intestino.

As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome por aumentarem o seu volume enchendo o estômago, evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e, além disso, limpam o corpo das toxinas do intestino.

Ainda equilibram o açúcar no sangue garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de Diabetes Tipo II e ajudam a diminuir o colesterol e o triglicerídeos.

Pode ser usado em grão ou de forma mais prática, em shake, preparações solúveis ou em cápsulas.

Seus principais benefícios são:

- Perda de peso e manutenção deste;

- Equilíbrio da tireoide;

- Diabetes;

- Síndrome do cólon irritável;

- Doença celíaca;

- Refluxo gastro-esofágico;

- Hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia.

Vale apena experimentar CHIA – a semente mágica que você encontra na loja Mais Natural!!