Blog Dicas de Saúde

Avaliação corporal: para quem deseja emagrecer com saúde



Publicado em 09/10/2013

Quando o consumo de calorias excede o que nós gastamos de energia diariamente, o corpo humano se torna obeso. Todos nós precisamos de gordura no corpo, mas em excesso ela pode causar várias complicações à saúde. Muito além da questão estética, um balanço entre as porcentagens de gordura, massa sem gordura e água corporal é fundamental para uma boa saúde e bem estar. Neste sentido, a avaliação corporal é um método seguro que auxilia o controle e gerenciamento da composição corporal humana. Através dela é possível estimar a quantidade de gordura, massa magra, água dentro e fora das células, além de outros parâmetros que indicam uma distribuição corporal saudável.

Atualmente, a avaliação corporal com equipamentos profissionais é mundialmente aceita como ferramenta de análise e gerenciamento das condições de saúde e metas de emagrecimento, sendo considerada pelo Conselho Latino Americano de Obesidade como um método apurado para esse fim.

Através de um equipamento eletrônico, uma corrente elétrica alternada segura, e imperceptível ao ser humano, passa pelo corpo, e são medidos os valores de bioimpedância. Estes valores assim como altura, peso, idade, sexo e nível de atividade física são variáveis para o cálculo da composição corporal, taxa metabólica basal, assim como uma estimativa do gasto diário de energia do indivíduo.

Um dos maiores desejos de uma pessoa que procura perder peso é subir na balança e observar os quilos a menos. Porém, quando subimos na balança não estamos medindo apenas gordura, mas outros componentes do corpo como músculos, pele, osso e até os fluídos. O emagrecimento deve visar eliminar gordura, mas realizado de um modo inadequado pode causar perda de massa muscular entre outros problemas.

A partir de todos estes dados é mais fácil partir para uma mudança do estilo de vida, buscando hábitos mais saudáveis, pois sabendo-se dos parâmetros aceitos como saudáveis e tendo-se metas de onde chegar é bem mais fácil o caminho, você se empolga e chega lá.