Blog Dicas de Saúde

Xylitol: um ótimo substituto para o açúcar

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 14/12/2017

Agora, mais que nunca, atingir e manter uma boa saúde já é prioridade para muitos brasileiros. Com a incidência e aumento de doenças como a obesidade e diabetes, as pessoas começaram a prestar mais atenção em sua alimentação.

Uma forma de reduzir esses problemas de saúde seria desarmar os causadores de danos ao organismo, mesmo enquanto exposto a eles.

Nesse assunto, o Xylitol é muito mais que uma alternativa de adoçante, ele é um adoçante natural que mantém os níveis de açúcar no sangue baixos e estáveis. Com seu baixíssimo nível glicêmico comparado com o açúcar comum, o uso do xylitol em diversos alimentos, que normalmente vai açúcar, pode ajudar a manter os níveis de glicose no sangue normalizados, também pode diminuir a compulsão por comer doces e automaticamente a obesidade.

O xylitolé absorvido e metabolizado pelo corpo de forma mais lenta e constante, por isso aumenta a sensação de saciedade reduzindo a compulsão alimentar. Outra vantagem seria a porcentagem de 40% menos calorias do que o açúcar convencional, que ajuda a reduzir a ingestão calórica e facilita a perda de peso.

O Xylitol é um tipo de açúcar tão doce como a sacarose, além disso, é um carboidrato de baixo teor digestível que resiste aos amidos e inclui fibras.  Recentemente, a substância tem ganhado terreno em muitos círculos de saúde devido à afirmação de que é um produto obtido a partir de fibras vegetais.

É um açúcar não fermentável e com isto não provoca cáries como os açúcares comuns, não apresenta sabor forte como muitos adoçantes artificiais; apresenta ação inibidora contra bactérias na região da boca, nariz e ouvidos, diminuindo resfriados, sinusites e infecções respiratórias.

Outras vantagens do uso de Xylitol, incluem o aumento da massa magra muscular e melhora da saúde bucal.

Como vimos, além de ser ideal para pessoas que desejam emagrecer, pois é menos calórico, esse adoçante natural também é indicado a diabéticos, pré-diabéticos, obesos e portadores de outros problemas metabólicos. Ele pode ser usado em todas as substituições do açúcar, em menor quantidade. Sendo perfeito para smoothies, e para adoçar sucos, cafés e chás. Xylitol você encontra na Mais Natural!