Blog Dicas de Saúde

Xylitol: os benefícios deste adoçante natural

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 07/08/2017

Com a incidência e aumento de doenças como a obesidade, diabetes, entre outras, as pessoas começaram a prestar mais atenção em seu consumo de açúcar. O Xyilitol é muito mais que uma alternativa de adoçante, o produto pode ser uma excelente opção para combater esses males da nossa saúde.

Você já imaginou comer algo doce e ao contrário de pensar nos malefícios, saber que está ingerindo um produto que vai te fazer bem? Diferente de outros adoçantes, o Xylitol, além de ser natural, pois provêm de frutas e vegetais, é perfeitamente capaz de substituir a sacarose.

Uma característica relevante do Xylitol é ser independente do hormônio insulina, por isso bem tolerado por diabéticos. Absorvido lentamente, ele não causa alterações rápidas nos níveis de glicose no sangue. Além disso, a glicose formada a partir de seu metabolismo não é diretamente liberada na corrente sanguínea.

Outra aplicação está no uso dele para diminuir os avanços da osteoporose. Estudos realizados com ratos mostraram que o adoçante contribui para o aumento da massa óssea e das propriedades biomecânicas dos ossos. Os ganhos são atribuídos à absorção de cálcio pelo intestino, facilitando a passagem do sangue aos ossos, estimulada pelo Xylitol.

O Xylitol  é absorvido e metabolizado pelo corpo de forma mais lenta e constante, por isso aumenta a sensação de saciedade reduzindo a compulsão alimentar. Outra vantagem é ter 40% menos calorias do que o açúcar convencional, que ajuda a reduzir a ingestão calórica e facilita a perda de peso.

Essa e outras alternativas para adoçar seus alimentos de forma mais saudável você encontra na Mais Natural!