Blog Dicas de Saúde

Volta às aulas cheio de energia e disposição!

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 19/02/2018

O ano letivo começa com muitas expectativas. Para as crianças, é o início de um período de dedicação e rotina, mas também de desenvolvimento e muito aprendizado. Veja algumas sugestões para uma volta às aulas tranquila e cheia de disposição.

Manter uma alimentação saudável é fundamental para a concentração e o aprendizado. Desde pequenas, as crianças precisam ser estimuladas a ingerir alimentos variados.

Para uma dieta equilibrada, a dica é acompanhar os valores nutricionais, garantindo que o lanche tenha boas quantidades de cálcio, ferro, carboidratos, vitaminas, fibras e outros nutrientes importantes. Adicionar uma fruta na lancheira estimula o hábito de consumi-las diariamente.

A ingestão de líquidos também deve ser observada. Uma alternativa é carregar uma garrafa de água sempre na mochila.

Está indisposto, cansado e com raciocínio lento? Tome um complexo vitamínico. Quer abrir o apetite ou simplesmente garantir boa saúde? Use vitaminas. Quem nunca ouviu um desses conselhos.

As vitaminas são sim essenciais para a vida e estão diluídas nos diversos alimentos que consumimos diariamente. A suplementação vitamínica só é indicada para quem tem alguma deficiência nutricional, ou seja, não faz a ingestão de todos os nutrientes necessários, não consome diariamente grãos, frutas, legumes e verduras.

Ter uma alimentação perfeita é “praticamente impossível”, pois não conseguirmos todas as vitaminas de que precisamos. Uma das deficiências mais comuns é a de vitamina D. Isso acontece também com o cálcio, que não é vitamina, mas um mineral muito importante para cabelos, unhas, dentes e para evitar doenças ósseas, como a osteoporose.

Sem falar nas deficiências em betacaroteno, selênio, zinco, vitamina E e ácido fólico que são essenciais para o raciocínio e o bom rendimento escolar.

Na mais natural você encontra todos os tipos de suplementos vitamínicos e minerais específicos para crianças, jovens, adultos e idosos.