Blog Dicas de Saúde

Saiba como se livrar dos calorões na menopausa!

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 14/05/2018

Já foram quase quatro minutos de um calor interno e intenso, que começou pelo peito, e depois de passar pelo pescoço e rosto está em toda a sua cabeça?

Antes de qualquer coisa, calma. Em geral, as ondas de calor ou fogachos costumam ser comuns por um período específico da vida, e podem ser amenizadas e até mesmo eliminadas. Não adianta reclamar e se desesperar, procurar ajuda é sempre a forma mais assertiva de abreviar o sofrimento.

Os calorões estão entre os sintomas mais comuns do climatério, aquela fase em que um turbilhão de transformações ocorre no corpo antecedendo a menopausa, e afeta a maioria das mulheres, portanto, você não está sozinha. Se você tem sua qualidade de vida afetada negativamente e sofre com alterações de humor, depressão e taquicardia, mais do que um simples sintoma, podemos considerar isso uma “doença”.

Os calores, característicos desse período, ocorrem porque a redução dos níveis de estrogênio afeta o centro termorregulador, região do cérebro responsável por regular a temperatura do organismo. Isso detona um verdadeiro descontrole térmico. Mais do que um tormento, a chegada dos fogachos deve ser encarada como um aviso. As vítimas dos calorões vão passar pela menopausa o término da menstruação e da vida fértil. Os calorões e outros sintomas podem permanecer até cinco anos depois da menopausa.

Algumas mulheres, no entanto, atravessam o climatério sem sentir qualquer incômodo, sobretudo aquelas que têm vida saudável. Porém, a maioria não é acometida somente pelas ondas de calor, podem passar também pela redução da libido, secura vaginal, falhas na memória, fadiga, irritabilidade, insônia, ansiedade e depressão.

Para atenuar esses incômodos, a Mais Natural traz com exclusividade a Amora Mais, que promove alívio dos incômodos sintomas físicos e emocionais do climatério e da menopausa, além de atenuar a perda óssea comum nesse período.