Blog Dicas de Saúde

Natal Saudável: o benefício das frutas secas para a saúde e boa forma

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 06/12/2017

Para muita gente as festas de final de ano são sinônimo de comilança e alguns quilinhos a mais. Porém, a verdade é que existem muitas alternativas para quem quer celebrar o Natal e Ano Novo sem comprometer a balança e, muito menos, a saúde.

Para quem adora um docinho e não abre mão do sabor nessa época, as frutas secas podem ser uma opção bem menos calórica, mas não menos gostosa. Além de poucas calorias, as frutas secas contam com excelentes propriedades nutricionais, beneficiando a saúde como um todo.

As frutas secas contam com inúmeras combinações de nutrientes, o que favorece o organismo. Muitas vitaminas e minerais podem ser encontrados nesse tipo de alimento, além de outras propriedades que beneficiam o funcionamento do corpo. Apenas para se ter uma ideia, seis gramas de damasco representam 25% das necessidades diárias de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e contribui para a sensação de saciedade.

É possível encontrar damasco seco o ano todo. Porém, no Natal, essa fruta seca ganha destaque trazendo um sabor sofisticado a diversos pratos. Além de ser pouco calórico e deliciosamente doce, o damasco é rico em vitamina A que ajuda a visão. Além disso, o damasco contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e reprodutivo e contribui para a saúde dos dentes, ossos e pele.

Para quem decidiu abolir o açúcar refinado da dieta, as tâmaras são uma ótima alternativa para adoçar shakes, bolos, tortas e outros doces. As tâmaras são ricas em cálcio, enxofre, ferro, manganês, fósforo, potássio e cobre. Elas ajudam a regular o processo digestivo e promovem grande saciedade, além de eliminar aquela terrível obsessão por um doce mais calórico.

Nas festas de final de ano, é comum que as uvas passas estejam muito presentes, no arroz, na farofa ou no salpicão, elas costumam fazer parte de diversas receitas de Natal. Além de serem utilizadas como ingredientes, as uvas passas também podem ser consumidas como sobremesa e, acredite ou não, elas também fazem bem para a saúde.

Para quem tem o intestino preso, a ameixa é uma maravilha evitando todos os incômodos da constipação. A ameixa também é rica em fósforo, que auxilia no combate de doenças degenerativas e possui diversas vitaminas do complexo B, que podem ajudar a diminuir o risco do desenvolvimento de doenças como reumatismo, aterosclerose e artrite.

Na Mais Natural você encontra essas e outras delícias que deixarão seu Natal mais delicioso e saudável!