Blog Dicas de Saúde

Leite de coco: uma opção saborosa e saudável para o seu dia a dia

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 25/06/2018

O leite de coco é comumente usado no preparo de doces como bolos e biscoitos, mas você sabia que ele também é um excelente substituto do leite de vaca? Como os leites vegetais não possuem lactose, ele é perfeito para quem tem intolerância ou alergia e pessoas que querem diminuir a ingestão deste carboidrato presente no leite de origem animal.

De origem vegetal, o leite de coco é naturalmente livre de lactose, sendo uma alternativa para intolerantes a este composto. Além disso, atende à alérgicos à proteína do leite e a lactose e todas as pessoas que buscam alimentação saudável.

Farinha, açúcar, manteiga e óleo feitos à base de coco se tornaram grandes preferências no quesito alimentação saudável. A popularidade vai além do sabor que os produtos proporcionam, eles estão relacionados com o emagrecimento saudável, controle de diabetes e a ingestão de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Ele também é uma boa opção para pessoas que têm refluxo gástrico, pois quem sofre com esse tipo de condição deve evitar leites de origem animal, o que faz com que o leite de coco se torne uma ótima alternativa. Além disso, por ter gordura e fibras, ele ainda promove saciedade, uma boa digestão e facilita a dieta.

Além disso, o leite de coco é feito com a polpa da fruta e é nela que estão concentrados os nutrientes. Na polpa estão os carboidratos, proteínas e sais minerais de toda a fruta, dentre os quais se destacam o magnésio, o cálcio e o fósforo.

No nosso organismo, o magnésio está presente nos ossos e nos músculos e, por isso, é muito importante para o nosso sistema locomotor. No coco, a concentração de magnésio supera a de todos os alimentos de origem animal.

São tantos os nutrientes que o leite de coco é inclusive considerado o mais parecido com o leite materno!

O leite de coco é, sim, eficiente na redução do LDL (colesterol ruim), porque metade da gordura presente nele é composta de ácido láurico. Apesar de ser uma gordura saturada, ela contribui para aumentar o colesterol bom e diminuir o colesterol ruim.

Além disso, é um grande regulador da saciedade, pois as gorduras especiais do leite de coco nos levam a consumir uma quantidade menor de calorias por dia. Isto também se dá por causa das fibras contidas no leite de coco, em contraste com o leite de vaca, que não contém fibras.

Leite de coco em pó você encontra na Mais Natural!