Blog Dicas de Saúde

Kombucha: o chá milenar que promete emagrecer e dar energia

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 23/10/2017

Dentre as bebidas saudáveis que mais estão em alta, podemos citar o Kombucha, preparado a partir da fermentação do chá da árvore Camellia sinensis, a mesma utilizada na confecção do chá verde.

É uma bebida probiótica, ou seja, rica em bactérias e leveduras boas e nasceu na China há cerca de mil anos. Muitos a consideram extremamente benéfica porque ela ajuda na boa digestão e absorção de proteínas e vitaminas, e com isso melhora a imunidade, desintoxica o organismo e regulariza as funções do intestino, aumentando a energia e emagrecendo.

Para produzir o Kombucha é preciso cultivar um SCOBY (uma cultura viva, de aspecto gelatinoso, parecida com uma massa de panqueca, composta por bactérias e leveduras) junto a 10% do chá da safra anterior. Esse SCOBY é adicionado a um recipiente de vidro com chá verde e açúcar em temperatura ambiente, coberto de maneira que possa respirar e se reproduzir. Ao fim de dez dias, em média, o SCOBY resulta em um “filhote” e a bebida finalmente está pronta para o consumo.

Consumidores afirmam sentir uma “disposição diferente” desde que começaram a tomar o chá. Os benefícios do Kombucha estão no fato desses micro-organismos habitarem a flora intestinal. Tais bactérias, são as chamadas “bactérias do bem”. Se você as tem em grandes quantidades no organismo, tem uma boa imunidade. Essas, quando fermentadas, liberam substâncias que vão agir no núcleo da saciedade, o que ajuda na perda de peso. Esses micro-organismos também agem melhorando o metabolismo, o que provoca as sensações de bem-estar, energia e disposição.

Na Mais Natural você encontra Kombucha pronto para o consumo, nos sabores original, limão, maçã, tangerina, uva e hibiscus.