Blog Dicas de Saúde

Colágeno: cuida das articulações, deixa a pele firme e ainda emagrece!

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 12/03/2018

O sucesso do colágeno hidrolisado não é de hoje. Há anos ele conquistou o público com a promessa de firmar a pele e amenizar a fome.

E as mulheres, claro, são as maiores consumidoras. Mas será que funciona mesmo? Sim, o colágeno ajuda a combater os quilinhos extras e a adiar o envelhecimento precoce.

O segredo dessa substância está no fato de ser uma proteína que o próprio organismo é capaz de produzir. Uma de suas principais funções é formar as fibras que dão sustentação à pele, cabelos, unhas, ossos e cartilagens. Ou seja, ela garante que o corpo funcione bem por dentro e fique bonito por fora.

A partir dos 50 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, a absorção de colágeno a partir da alimentação cai para apenas 35%, em média. O que as mulheres mais sentem é a redução da elasticidade e a hidratação da pele o que facilita o aparecimento de rugas, celulite e flacidez. É por isso que a suplementação com o colágeno hidrolisado é importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50.

Pesquisas observaram que o consumo de 5 gramas de colágeno por dia, durante seis meses, foi capaz de melhorar a pele das pacientes entre 35 e 60 anos. Houve um aumento de 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade. Mas a maioria dos especialistas recomenda uma dose um pouco maior: de 8 a 10 gramas de colágeno por dia.

 Diluído na água ou no suco, o colágeno hidrolisado preenche o estômago rapidamente e faz com que o processo de esvaziamento aconteça mais devagar, prolongando a sensação de saciedade. Com isso, você consome menos calorias e emagrece e, ainda, diminui o risco de ficar flácida.

Na Mais Natural você encontra o colágeno em comprimidos, pó e sachês com deliciosos sabores!