Blog Dicas de Saúde

Betacaroteno contribui para um bronzeado saudável e ainda protege a visão

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 13/11/2017

Os Carotenoides são pigmentos naturais encontrados em plantas e responsáveis pelas cores vibrantes de algumas frutas e legumes, como a cor laranja da cenoura, o vermelho do caqui, e o amarelo intenso da manga.

Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. 50% da vitamina A no corpo vêm da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de "pró-vitamina A", ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo.

Em tempo de sol, praia e piscina, o betacaroteno tem a vantagem de favorecer o bronzeado da pele, o que ajuda a proteger dos raios solares. O processo passa pela transformação do betacaroteno em vitamina A, que por sua vez promove a formação de melanina, o pigmento que dá a cor bronzeada à pele e protege dos raios ultravioleta (UV).

A vitamina A pode ser obtida de duas formas. Aquela que é ingerida em alimentos de origem animal é chamada de retinol, e pode ser usada diretamente pelo corpo. Boas fontes de vitamina A-retinol incluem fígado de frango e de boi, leite integral e queijo. A vitamina A obtida de frutas e legumes vem sob a forma de carotenoide ou "pró-vitamina A", que é convertido em retinol pelo organismo.

Por sua ação antioxidante o betacaroteno fortalece o sistema imunológico, o que contribui para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na redução de gripes e resfriados.

O betacaroteno protege a superfície ocular ou seja, a córnea e as estruturas que compõem o olho. Esta ação melhora o sintoma do olho seco e algumas conjuntivites. Ele é essencial para a visão e pode contribuir para reduzir a incidência de catarata.

O betacaroteno também ajuda no combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce, e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a elasticidade e a tonicidade da pele.

Betacaroteno em cápsulas você encontra na Mais Natural!