Blog Dicas de Saúde

Açafrão-da-terra é aliado do cérebro

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 30/10/2017

O açafrão-da-terra ou Cúrcuma longa é uma raiz da família do gengibre e é possivelmente uma das substâncias da natureza mais benéficas para a saúde humana. Diversos estudos de alta qualidade mostram que ele oferece resultados importantes para corpo e cérebro.

Esse tempero, que você pode usar para dar cor e sabor aos alimentos, possui uma substância com excelente ação antioxidante, chamada curcumina.

A ação antioxidante comprovada em diversos estudos, reduz os radicais livres produzidos pelas células, auxiliando na prevenção de doenças neurológicas, oncológicas e envelhecimento. Os efeitos da curcumina na obesidade tem demostrado resultados excelentes, onde verifica-se que a curcumina é capaz de inibir enzimas que iniciam o processo de formação e liberação de enzimas pró-inflamatórios, atuando como um agente anti-inflamatório.

Por apresentar essa característica, a curcumina melhora a resistência à insulina causada no processo inflamatório, ajudando a reduzir a glicemia sanguínea em indivíduos obesos ou que apresentam diabetes do tipo 2.

A curcumina apresenta também propriedades comprovadas como antimicrobiana sobre a bactéria H. pilory, responsável pelo aparecimento de úlceras gástricas.

Existe também a evidência de que ela eleva os níveis dos neurotransmissores cerebrais, serotonina e dopamina, melhorando o estado clínico de quem possui depressão.

Acredita-se que a inflamação crônica e de baixo nível contribua para o desenvolvimento de quase toda doença crônica; isto inclui cardiopatia, câncer, síndrome metabólica, mal de Alzheimer e várias doenças degenerativas. Portanto, qualquer alimento que ajude a combater a inflamação crônica é de vital importância para reduzir o desenvolvimento destas doenças.

Na Índia, o povo adora açafrão, por isso vivem muito e são muito saudáveis! Na Mais Natural você encontra Açafrão-da-Terra em cápsulas e a granel!